Grandes poderes, grandes responsabilidades

Estamos vivendo dias maus!
O desequilíbrio climático e os desastres naturais estão nos matando aos poucos... Sem contar o que tem acontecido em nossos lares: abuso sexual, violência doméstica, insegurança, desespero. Dor, morte de inocentes, desigualdade social, exploração, o poder dos fortes sobre os fracos... Algo está seriamente errado! A humanidade sofre... O caos está armado.
Em meio a tanta tragédia onde estaria Deus? Estaria o Criador da humanidade alheio à tudo isso, jogando dardos e apostando com o diabo sobre o futuro da humanidade? Estaria Ele ocupado demais com trivialidades divinas? A humanidade foi deixada e Deus não se importa mais! 

Será isso mesmo? A verdade é uma só. Crescemos! Nos tornamos sofisticados, sábios e cultos. 
Graças à meteorologia, não precisamos mais nos voltar ao sobrenatural com nossas preces e orações diante de uma tempestade. Hoje uma tempestade não passa de mero incômodo.
Nada mais nos impressiona o bastante que não possa ser superado pelo novo; a maravilha de ontem é descartada e perdemos nosso senso de assombro. Nos tornamos imunes à glória da criação. Os mistérios existentes foram desvendados e o que ainda há de oculto, amanhã não passará de mera ignorância. 

A verdade é que Deus está sendo deixado de lado pelo mundo da ciência, do racionalismo, do humanismo. Preocupados conosco, com nossos planos e nossos projetos, a espiritualidade passou a ser algo desimportante. 
Retiramos Deus de nossas escolas, da nossa educação, dos nossos lares... A palavra "religião" (do latim religare - religar, religação com o divino) foi banida de nossas vidas. Não existem mais orações, nem preces, nem gratidão.
Graças aos abusos sofridos pelo homem e seu poder diante da religião, o laicismo contaminou nossos corações. A oração não é mais necessária uma vez que estou preparada para todo e qualquer tipo de infortúnio. A praticidade nos trouxe o racionalismo. Nada mais nos assusta e para tudo se tem um porquê.

Deus queria que descobríssemos sua presença amorosa no mundo ao nosso redor. Em cada detalhe, em cada cor, em cada criação... E nós O convidamos a se retirar das nossas vidas. Precisávamos da independência, da liberdade de arriscar, de amar, de viver e sentir intensamente sem qualquer "proibição".

Com grandes poderes, grandes responsabilidades, já dizia o Tio Ben de Peter Parker.
Deus, seguindo aos Seus princípios, obedeceu o livre arbítrio. Ele nunca quis marionetes, nós podemos escolher! Nós O convidamos a se retirar e foi isso que Ele fez. Grandes poderes, grandes responsabilidades.

"... Vocês se enjoaram de mim e pararam de me adorar... Vocês me cansaram com os seus pecados e me aborreceram com as suas maldades. Mas eu mesmo sou Deus e por isso perdoo seus pecados e deles não me lembro mais." Isaías 43. 22,24,25.

" Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3.20

"Pois o que precisamos saber, é claro, não é apenas que Deus existe, não apenas que além do brilho metálico das estrelas há uma inteligência cósmica de alguma espécie que mantém o espetáculo em andamento, mas que há um Deus aqui no centro de nossa vida cotidiana, um Deus que pode não estar escrevendo mensagens a respeito de si mesmo nas estrelas, mas está de um modo ou de outro tentando passar mensagens pela barragem da nossa cegueira, enquanto nos movemos aqui embaixo mergulhados até os joelhos no fragrantes estrumes, mistério e maravilha do mundo. Não é prova objetiva da existência de Deus o fato de que não queremos coisa alguma além de experimentar a presença de Deus. Esse é o milagre que na verdade buscamos, e é também, o milagre que na verdade obtemos."
Frederick Buechner - The magnificent defeat (A esplêndida derrota)



4 comentários:

  1. Lolo...

    nossaaaa! Sem palvras...essa mensagem nos ensina calar e apenas refletir.

    Ainda bem que as misericórdia do Senhor se renova a cada manhã.

    Bjimm

    ResponderExcluir
  2. nossa amei ,,..parabéns...bjos carol

    ResponderExcluir
  3. Lô... a cadaaa dia os textos ficam melhores!!
    Diante esse... Putz pra mim nao eh necessario falar mais nada!! Faltam as palavras!!
    Simplesmente... confesso que tenho necessidade de ver a Deus e entendo que sofremos as consequencias por nao termos a minina humildade de nos "render" a Este que eh o possuidor de tudo! Colocando-O fora fica obvil que as coisas fiquem sem controle! Beijokas amika lindaa...

    ResponderExcluir
  4. Texto tocante!...Amei:
    Lembrei-me de algo q li/estudei outro dia:
    "Até o mais ínfimo dos seres da Terra está sob os Olhos de Deus. Nada passa despercebido".

    É lamentavel assistir esse redemoinho de descobertas incessantes, sem um equilibrio prudente. Por isso é q não desisto de me emocionar e ser grata c/as Criações de Deus.
    Capacidade de espanto e sensibilidade só nos fazem mais fortes.

    bjo, Ló quelida!
    =)

    ResponderExcluir