A essência perfeita da Sinceridade

Lendo o livro do meu admirável escritor Brennan Manning, Convite à Loucura, a palavra em questão hoje é Sinceridade. A essência perfeita da Sinceridade.
Sr Manning ressalta que esta essência perfeita seria não se preocupar com nada a não ser o julgamento de Deus sobre nossas ações. Radical? Creio que não.
Analisando que como seres humanos abençoados pela capacidade de nos relacionar, de forma alguma engolimos a rejeição e assim isso gera dentro de nós a  necessidade de aceitação. Mesmo sem querer, muitas vezes mudamos nossas atitudes e deixamos de defender uma opinião simplesmente para satisfazer a pessoa que está conosco ou satisfazer um grupo em questão. Desta forma, adotamos uma opinião quando estamos sós e outra em público pelo desejo de sermos aceitos e não somos verdadeiros, não somos sinceros com nossa própria individualidade.
No entanto, o cristianismo exige sinceridade dolorosa e seu estilo de vida busca a transparência para consigo mesmo e para com os outros. Resumindo: não podemos viver uma mentira; ou se vive em Cristo, ou se é um impostor. E creio com todas as forças que essa não é a vontade divina para nós. Deus, com toda sua sabedoria, fez cada ser com sua total individualidade e quando não somos sinceros, desvalorizamos a criatividade divina.
Para tanto, é necessário nos retornarmos à Deus. Ao Ser Supremo. À Força que nos impulsiona a continuar vivendo. Isso justifica a necessidade de construir um relacionamento com Ele. Somente assim, nossa sinceridade é restaurada pelo desejo de agradar à Deus, assim como Paulo fala na carta à igreja de Tessalônica: "... assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações." (1 Ts 2.4)
O Evangelho é um poder que transforma e a sede pela perfeita sinceridade virá quando o relacionamento existir. Diante disso, nossa vida somente poderá ser explicada em termos divinos e aquele vazio será preenchido.
Se esse desejo não existir... Se a busca por um novo sentido não vier, se a preocupação pelo julgamento de Deus sobre nossas ações não existir dentro de você e se não existir um relacionamento entre você e Deus (como quer que você o chame), nada do que você fizer terá valor pois tudo não passará de vaidade.  "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." (Eclesiastes 1.2)
O Cristianismo envolve bem mais que camaradagem. É uma convocação à santidade pessoal, à conversão contínua e a um novo estilo de vida. 

"Sinceridade significa procurar tornar o homem externo cada vez mais de acordo com o homem interno; ser simplesmente verdadeiro consigo mesmo, de forma que nenhum aspecto humano possa nos tornar falsos." Brennan Manning

5 comentários:

  1. Interessante Jesus nos deixou 2 mandamentos:

    - Amar a Deus acima de tudo;
    - Amar o próximo com a ti mesmo.

    Amar envolve sinceridade, é ser transparente com a pessoa amada, é não ter vergonha do que vc é( em pensamentos, sentimentos e atitudes).

    Até para Deus nos mudar, devemos ser sinceros com Ele, mostrando realmente quem somos, para uma posterior transformação sobrenatural.

    Não devemos ter vergonha de revelar quem somos,Deus nos ama do jeitinho que somos.

    O meu relacionamento com as pessoas é um reflexo do meu relacionamento com Deus.

    ***Se sou sincera com Deus, assim serei com as pessoas.

    Amém!!!Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. É disso que tô falando Ari! Obrigada pelo comentário! Próximo texto falarei sobre relacionamentos!

    ResponderExcluir
  3. mais um belo texto... sinceridade.... um assunto muito importante, por ser uma luta diária para cada um de nos...

    ResponderExcluir
  4. Legal o texto lorenEEtz. Dá pra capitar bem como a sinceridade é importante na sua relação com Deus e que exige sacrifícios tbm.
    Parabéns!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Juleetz! Adoreeei o comentáario! Obrigada por passar por aqui!! =)

    ResponderExcluir